TRISKELION é um termo grego que significa literalmente "três pernas", e de forma adequada, portanto,
pois este sinal é muito parecido com três pernas correndo ou três pontas curvadas, uma referência ao movimento da vida e do universo. O trískelion é um símbolo que aparece em muitas culturas da Antiguidade, como a dos Celtas ou a micênios ou dos lícios.
No caso da Bretanha, Ilha de Man e Galiza é propria da cultura Celta. No caso da Sicília seria herdado da Civilização Micênica.
Também é um emblema heráldico posto em escudos de guerreiros ilustrados na cerâmica da Antiga Grécia.
O seu significado aqui é bem aplicado, porque este símbolo representa a concorrência e o progresso do homem. O Triskelion (também referida como Triskele, triquetra ou threefold) tem dois componentes principais de simbolismo.
Primeiro Componente:
Quando observamos este símbolo, somos tomados pelo conceito de movimento. Todos os três ramos (pernas, saliências, ângulos) são posicionados de tal modo que o símbolo parece estar em constante movimento para frente.
Não é acidental este sentimento de movimento, pois este símbolo representa:
Ação
Ciclos
Progresso
Revolução
Concorrência
Avanço
Segundo componente:
As três saliências (pernas, ângulos, extensões, etc.) são de uma importância simbólica significativa.
No entanto, dependendo da época, região, cultura, história mitológica, simbologistas, etc... seria desafiador definir exatamente o significado simbólico dos três saliências.
As diversas representações das três saliências encontradas na triskelion incluem:
Espírito, mente, corpo
Pai, Filho e Espírito Santo
Mãe, Pai, Criança
Passado, Presente, Futuro
Poder, Intelecto, Amor
Criador, Destruidor, Sustentador
Criação, preservação, Destruição
Todos estes (e ainda mais) podem ser designados para cada um dos alongamentos encontrado no triskelion - é simples até ao mero observador (ou originário da cultura) proferir esses significados.
A combinação desses dois componentes (movimento e atributos tríades) nos leva à conclusão de que este símbolo celta significa o movimento para frente no esforço para chegar ao entendimento (no contexto de uma das muitas dinâmicas tríades acima listada).
Este símbolo proeminente Céltico pode também representar os três mundos Celta:
O Outro Mundo: Onde os espíritos, deuses e deusas vivem.
O mundo mortal: Onde você e eu vivemos, junto com plantas e animais.
O mundo celeste: Onde energias invisíveis vivem a se movimentar, como as forças do sol, da lua, do vento e da água.
Uma nota interessante - o número três é uma poderosa energia, por razões aparentemente infinitas. O
número três era considerado sagrado pelos celtas, reforçando o conceito das tríades divinas e dos três reinos: Submundo, Mundo do Meio e Mundo Superior. Uma representação do número três de acordo com a medida das três principais fases da lua (nova, meia, cheio).
Este é um ponto merecedor de crédito porque a maioria das criaturas lunares são descritas como tendo apenas três pernas em Alquimia e na nova arte esotérica européia.
As três pontas do triskelion além de associadas ao fluxo das estações representam também a própria Tríplice da Deusa. Numa versão mais atual podemos dizer ser as três faces da Deusa: Donzela, Mãe e Anciã, bem como às três fases da Lua: crescente, cheia e minguante.
Quando acrescentamos implicações lunares para o significado da triskelion estamos tratando de:
Mistério
Feminino
Intuição
Sutileza
Subconsciente
Espiritualidade
Iluminação
Desejo escondido
Como podemos ver o significado do símbolo celta triskelion é mais abrangente do que apenas "três pernas".
Quando combinamos as variáveis listadas aqui com o conceito de movimento e evolução e iluminação, vemos que o símbolo celta da triskelion tem conotação simbólica muito mais ampla.
Em suma, o que significa a soma deste símbolo celta é:
Crescimento pessoal
Desenvolvimento humano
Expansão espiritual
Tudo isso faz com que o Tríscele seja uma forte opção de tatuagem para todas aquelas pessoas que já
passaram por alguma dificuldade muito grande na vida e que logo após conseguirem superá-la, decidiram que o esforço valia ser marcado eternamente.
Este simbolo é muito popular na Grécia; em grego significa literalmente “três pernas” e é o simbolo do brasão da antiga Grécia.
O Triskelion foi adotado pelo cristianismo como símbolo da Santíssima Trindade.
Ele também é conhecido por triskle ou triskele, tríscele, triskel, threefold ou espiral tripla, e possui dois grandes aspectos principais de simbolismo implícitos em sua representação, que são:
- Simbologia ligada ao constante movimento de ir, representando: a ação, o progresso, a evolução, a criação e os ciclos de crescimento.
- Simbologia ligada às representações da triplicidade: Corpo, Mente e Espírito; Passado, Presente e Futuro; Primavera, Verão e Inverno... Os ciclos de transformação.
Com as mesmas características observadas nas espirais, seu movimento a partir do centro, pode ser descrito como no sentido horário ou anti-horário. Simbolicamente, o sentido horário: representa a expansão e crescimento e o sentido anti-horário: a proteção e o recolhimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário